Engajamento no Facebook: estratégias para uma página de sucesso!

Se você é dono de uma fanpage no Facebook ou é responsável por alimentar uma delas, deve ter percebido que aumentar o engajamento e o alcance não está nada fácil. Dentre os motivos para essa queda livre no alcance, estão o número cada vez maior de conteúdo criado e compartilhado diariamente e a “regrinha de posicionamento” que o facebook usa para classificar o que será prioridade no feed de notícias de cada usuário.

Isso mesmo. Você não vê no seu feed de notícias tudo o que seus amigos e as páginas que você curte publicam. A regrinha das posições no seu feed funciona mais ou menos assim:

  1. Postagens e compartilhamentos realizados por seus amigos e familiares;
  2. Conteúdo produzido pelas páginas que investem em publicidade (Facebook Ads);
  3. Posts orgânicos (que não investem em publicidade) das fanpages.

A concorrência é grande. Algumas pesquisas revelaram que uma publicação orgânica atinge cerca de 1% do público, um número baixo e muito distante do potencial de alcance do Facebook. Isso faz com que muitas empresas comecem a repensar suas estratégias. Precisamos encarar o Facebook como qualquer outra ferramenta de mídia: se não invisto, não apareço.

A parte interessante é que, diferente da maioria das mídias, você não precisa gastar rios de dinheiro em propaganda no Facebook. Acredite se quiser, mas com apenas 10 reais em cada post você já consegue um engajamento bacana na sua página. Mas não é só uma questão financeira. O algoritmo do nosso amigo Zuckerberg está cada vez mais inteligente. Anote algumas dicas que podem ser bem úteis:

Conteúdo é tudo

É preciso criar conteúdo interessante, de relevância. Experimente produzir vídeos, eles têm um alcance muito maior, cerca de duas vezes mais do que as imagens. Se os vídeos forem inviáveis, tudo bem, invista nas imagens. Evite texto e escolha fotos com boa qualidade e que ilustrem bem o conteúdo da sua publicação (parece impossível, mas o Facebook consegue mensurar a quantidade de texto que está sendo utilizada na sua imagem).

Interaja com o seu público

Se quer aumentar o engajamento, invista na interação. Faça perguntas que estimulem a vontade de responder. Desperte a curiosidade do leitor por meio de perguntas que instiguem ele a ler sua postagem até o final. E, claro, não deixe de responder os comentários. Aposte em respostas cativantes e cheias de personalidade. Dessa forma, o internauta se sente especial e identifica o profissionalismo e bom atendimento da empresa.

Preste atenção nas métricas

O Facebook oferece um relatório gratuito bem interessante sobre a sua página. Aproveite esse relatório, ele pode ajudá-lo a definir seu público e mostrar os horários nobres da sua página, ou seja, os horários em que ela recebe mais visitas.

Busque ajuda

Não dá pra dizer que é fácil lidar com o Facebook e não há nenhum problema em procurar ajuda. A ferramenta está constantemente passando por mudanças e, por isso, é muito importante se aperfeiçoar e estudar. Se você quer sucesso no facebook, pesquise, faça cursos ou busque uma agência experiente para auxiliá-lo no marketing digital da sua empresa!

Por Rosalia Santos

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