Marketing é marketing, é claro. Mas marketing médico tem peculiaridades, características próprias que exigem conhecimento e habilidades mais específicas.
Uma comparação…
Imagina o seguinte: ?
Uma rede de fast food muito famosa, muito mesmo, que não pode se anunciar como a maior rede de fast food do mundo, nem dizer que a sua batata frita é a mais crocante, nem quanto custam seus produtos. Ahh, não pode também anunciar promoções e descontos.
Não é assim com eles, mas é com você, médico. Qual o caminho então? Estratégia, criatividade e experiência para encontrar caminhos de fazer publicidade de forma ética e efetiva. Por isso pode fazer muita diferença uma agência especializada!
Vender Divulgar medicina não é como vender sapato
Dentre os vários motivos, há 5 que você precisa conhecer. Vamos lá!
1 – Não se pode garantir resultados
Como não é possível afirmar que um tratamento ou procedimento terá exatamente o mesmo efeito em todos, o melhor é falar de seu benefícios e de como, de acordo com estudos e com a sua experiência, ele pode ser interessante. Lembre sempre os pacientes que a avaliação do médico é essencial!
2 – Todo material publicitário precisa ser identificado
De um outdoor a um panfleto… Os materiais publicitários de um estabelecimento médico precisam ter a identificação do médico responsável. Isso não é necessário no anúncio de biscoito.
3 – Você até pode ser, mas nunca vai poder dizer que é o melhor
Não se pode usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido. Mas, cá entre nós, ainda que não tivesse nada escrito sobre isso, não é ético assumir este tipo de discurso em nenhuma área, concorda?
4 – Não se pode usar fotos dos pacientes, nem que eles permitam
Nesse ponto, o Código de Publicidade do CFM é taxativo: o uso da imagem de pacientes para fins promocionais é expressamente proibido, mesmo com sua autorização. :/ O mesmo não se aplica a apresentações em congressos ou artigos científicos. Neste caso, a autorização do paciente é válida.
5 – Não é permitido divulgar preço ou anunciar promoção
Talvez esta seja a principal diferença… Além de não poder divulgar o preço da consulta ou de um procedimento, você não pode anunciar promoções, como “black friday”, “botox day” etc. Neste ponto, vale refletir: seria uma estratégia interessante divulgar os seus preços?