O que nos mantém vivos e olhando para a frente:

cultura e valores

Tudo o que fazemos é publicidade médica. Todos os dias, para profissionais e instituições de todo o Brasil. Sempre com ética, bom senso e resultado.

A área da saúde, em especial a medicina, é essencial para a humanidade. Para que estes profissionais possam exercer seu papel fundamental, seja cuidando das pessoas ou compartilhando conhecimento entre os colegas, precisam de suporte profissional em diversas áreas. É aqui que nos encaixamos.

Nosso objetivo, desde a nota fiscal #1, é oferecer aos profissionais da saúde todo o suporte que precisam na área da publicidade. Acreditamos, desde o começo, que a ideia de criar uma agência especializada era extremamente promissora e que, dessa forma, podíamos fazer muita diferença no mercado. Talvez você não saiba, mas há 10 anos, era bem escasso o número de agências de publicidade direcionadas apenas ao público médico. Para sermos sinceros, em nossas pesquisas, não encontramos uma sequer que tivesse, em seu portfolio, apenas trabalhos nessa área. Mesmo assim, seguimos nosso feeling. Hoje sabemos que não estávamos errados.

Ao longo desta década, tocamos centenas de projetos de todos os portes, com variados objetivos, sempre tendo o médico como locutor ou interlocutor. Acertamos e fomos muito felizes na imensa maioria, com resultados inéditos, abordagens disruptivas e nosso DNA em cada detalhe. Também erramos, é claro. Mas nunca deixamos de lado aquele espírito desbravador que nos fez dar o primeiro passo e ser quem somos.

Crescemos muito, expandindo nossos negócios para novas áreas dentro da publicidade e aumentando nossa equipe interna e nossos parceiros de negócio. Criamos uma start-up incrível, a Medical Site. Passamos por reestruturações, treinamentos, mudanças, tudo o que é normal para uma empresa que acredita que precisa estar em movimento para se manter viva e em contínuo progresso. Veja aqui a nossa linha do tempo.

Em 2021, ano de nosso aniversário de 10 anos, o mundo está completamente diferente. Vivemos em meio a uma pandemia, num cenário de mais perguntas do que respostas. Curiosamente, um momento adequado para a reflexão, em que o olhar para dentro não é só necessário, é questão de sobrevivência. Foi o que viemos fazendo ao longo destes últimos meses: revisitar nossos valores e nossa história para entender o que temos que amadurecer, do que precisamos nos desfazer e o que não podemos deixar se perder.

Se a gente sabe o que quer e onde quer chegar, a questão que fica é: como fazer para seguir num rumo de sucesso e crescimento sustentável? Não encontramos essa resposta em nenhum manual. Além disso, já testamos tantas metodologias, já mudamos tantos processos, que, hoje, é mais fácil entender – e aceitar – nossos próprios anseios e necessidades. A resposta para a pergunta está nos nossos valores e na cultura que construímos, todos os dias, ao longo dessa década.

Nossos 10 pilares /.\

Então, aqui está a parte mais importante de toda nossa reflexão. Mais importante do que qualquer processo, método ou hierarquia. Aqui estão os 10 pilares da nossa cultura. São eles que nos mantêm vivos e olhando para a frente.

1. Respeito

Não poderíamos começar por outro lugar. Respeito é o ponto de partida de qualquer relação ou negócio. Nada se mantém saudável se não for nutrido por respeito. Aqui incluímos o respeito às diferenças, sejam quais forem – raça, credo, orientação sexual, visão política –, mas também às individualidades. Estamos falando do respeito a qualquer pessoa, seja colega de equipe, cliente ou prestador de serviço. Não toleramos pessoas que não respeitam o próximo.

2. Lealdade

Um ambiente saudável de trabalho precisa de níveis elevados de confiança. O primeiro passo para se conquistar confiança é demonstrar lealdade. Esse princípio não está apenas ligado às relações interpessoais, pelo contrário. Para o progresso da empresa e de todos, a lealdade deve partir da empresa e ser mútua. Isso não significa ser tolerante com descompromisso, mas assegurar a chance de melhora e colocar-se disponível para ajudar nos momentos de dificuldade. Acreditamos que o sucesso da Visana está diretamente ligado a uma relação leal com as pessoas de dentro e de fora da empresa. Nós sempre seremos leais com as pessoas e esperamos o mesmo.

3. Sinceridade

Queremos ao nosso lado pessoas que praticam a sinceridade. Quanto mais somos sinceros uns com os outros, mais produtivos nos tornamos. Por isso, embora valorizemos a promoção de momentos oficiais de feedback, acreditamos que isso deve ser um hábito de mão dupla. Comprometemo-nos com nossos colaboradores em sermos 100% sinceros, apontando melhorias necessárias sempre que preciso, e esperamos a mesma postura. O colaborador comprometido com o sucesso da Visana expõe sua visão de forma construtiva e agregadora. Todo momento é oportuno para o feedback.

4. Senso crítico

Na Visana não queremos apenas “fazedores de coisas”. Todos têm aval para questionar e propor, com embasamento, novos caminhos estrategicamente mais inteligentes ou adequados. Acreditamos que todo e qualquer trabalho deve fazer sentido, ter propósito e objetivo claros. Ninguém deve fazer nada que não entenda perfeitamente o porquê. O senso crítico separa o profissional do amador. A relação com nosso cliente é fortalecida quando ele percebe um time comprometido com seu negócio, e não apenas executores. Da mesma forma, acreditamos que somos mais felizes quando notamos que nosso trabalho faz real diferença na vida das pessoas. Este senso crítico também se aplica às decisões estratégicas da empresa. Não há nada que não possa ser repensado e melhorado, não há caminho sem volta.

5. Autonomia

Todos podem e devem decidir e tomar decisões. Sabemos que essa postura cria um risco maior de falhas, mas acreditamos que, por outro lado, fomenta um ambiente de criatividade e responsabilidade. Para a gente, isso compensa os riscos. Portanto, em níveis diferentes, todos são autorizados a tomar decisões. Para que isso aconteça da melhor forma, reduzindo as chances de erro, buscamos constantemente aprimorar o acesso a informações, com briefings mais completos, documentações e registros detalhados. Quanto mais informados, mais preparados estamos para decidir

6. Autogerenciamento

Buscamos os melhores profissionais para ocupar nossas cadeiras, e isso não diz respeito apenas aos atributos técnicos para execução das tarefas práticas. Valorizamos as pessoas que têm capacidade de gerenciar sua rotina e seus afazeres com responsabilidade. Isso significa decidir, em todos os casos, pelo que é melhor para a Visana. Para isso acontecer, é importante a definição de prioridades junto ao restante do time, organização e autoconhecimento.

7. Liberdade

Tudo o que você leu até aqui não faria o menor sentido se não tivéssemos um ambiente que preza pela liberdade. Na prática, significa que não há nada que não possa ser feito, desde que se leve em consideração, verdadeiramente, os nossos 10 pilares. Hoje, não temos mais regras rígidas ou monitoramento constante. Preferimos canalizar nossos esforços para a construção de relações de confiança com as pessoas, o que, sem dúvida, é muito mais efetivo. Sempre usamos o termo “porta aberta” pois é assim que queremos que nossa equipe sinta a Visana: uma porta aberta para receber, ouvir e, mais do que isso, compreender com total empatia suas questões individuais. Para a gente, a felicidade e a motivação da nossa equipe são realmente importantes.

8. Eficiência

O tempo é um bem precioso. Quanto melhor organizamos o nosso tempo, mais chance temos de ter uma vida saudável e feliz. Por isso, para a gente, prezar pela eficiência é um investimento na felicidade. Um profissional eficiente encontra formas de executar suas tarefas com o máximo de qualidade e capricho no mínimo de tempo (vale lembrar que somos fãs incondicionais da simplicidade). Por isso, não nos satisfaz ver nossos colaboradores trabalhando horas a fio ou nos fins de semana, por exemplo. Geralmente, quando essa situação é frequente, algo está errado e precisa ser ajustado.

9. Proatividade

Pessoas verdadeiramente comprometidas não esperam alguém fazer, elas fazem; não esperam a cobrança, elas se antecipam; não esperam o problema, elas agem preventivamente. Uma postura proativa contribui para um ambiente mais agradável e amistoso, além de influenciar na prestação de um serviço com mais valor percebido. Ao longo de 10 anos, esta é uma das características marcantes que nos ajudaram a construir nossa reputação. Valorizamos pessoas que tocam nas feridas em vez de fingirem não estar vendo o sangue escorrer.

10. Resolutividade

É uma característica inerente do nosso negócio lidar com problemas. Fazemos isso todos os dias em vários níveis. Neste sentido, é determinante para o nosso sucesso ter pessoas comprometidas com soluções. Detectar o problema, entendê-lo profundamente e propor caminhos práticos e tangíveis para solucioná-lo. Muitas vezes, os problemas exigem mais do que apenas capacidade técnica. Pode ser necessário criatividade. No final das contas, os problemas são parte da nossa rotina e nossa capacidade de resolvê-los pode nos aproximar ainda mais dos nossos clientes.