Você tem olhado para os seus colegas concorrentes?
- O que eles estão fazendo?
- Que estratégias estão usando?
- Que resultados eles têm obtido?
Isso se chama benhmarking e pode te ajudar muito. Benchmarking vem de benchmark, que significa referência. É uma análise das práticas adotadas por empresas do mesmo segmento para ajudá-lo a tomar decisões.
Você não precisa copiar nada, mas pode encontrar referências do que funciona e do que não funciona e adaptar ao seu negócio. Veja exemplos do que você pode analisar:
Quais canais estão usando?
Instagram, email-marketing, Tik-Tok…
Como interagem com o público?
Como é a linguagem, informal ou formal? Em terceira ou primeira pessoa?
Qual a frequência e o tipo das postagens?
Postam todo dia? E qual o tipo de conteúdo?
Como é o engajamento das ações?
Há bastante envolvimento do público?
Muitas perguntas, né? Mas elas traz muita respostas!
A partir dessa análise, entendendo os pontos positivos e negativos, você pode criar o seu modelo, utilizando estratégias que façam sentido para você.