Benchmark: você tem dado uma espiadinha por cima do muro?

Você tem olhado para os seus colegas concorrentes?

  • O que eles estão fazendo?
  • Que estratégias estão usando?
  • Que resultados eles têm obtido?

 

Isso se chama benhmarking e pode te ajudar muito. Benchmarking vem de benchmark, que significa referência. É uma análise das práticas adotadas por empresas do mesmo segmento para ajudá-lo a tomar decisões.

Você não precisa copiar nada, mas pode encontrar referências do que funciona e do que não funciona e adaptar ao seu negócio. Veja exemplos do que você pode analisar:

Quais canais estão usando?

Instagram, email-marketing, Tik-Tok…

Como interagem com o público?

Como é a linguagem, informal ou formal? Em terceira ou primeira pessoa?

Qual a frequência e o tipo das postagens?

Postam todo dia? E qual o tipo de conteúdo?

Como é o engajamento das ações?

Há bastante envolvimento do público?

 

Muitas perguntas, né? Mas elas traz muita respostas!

A partir dessa análise, entendendo os pontos positivos e negativos, você pode criar o seu modelo, utilizando estratégias que façam sentido para você.