Doutor(a), antes de qualquer coisa, é importante você entender que não há outro caminho para um bom trabalho no Instagram que não passe por conhecer profundamente os seus números.
Onde eu vejo esses números?
Painel do próprio Instagram
O painel do Instagram possui um dashboard bem completo que vai lhe oferecer informações detalhadas sobre o seu perfil e a performance dos seus posts.
Softwares para gerar relatório
Há ótimas ferramentas que otimizam a confecção de relatórios, organizando de forma mais ilustrada e didática. Na Visana, usamos o Dashgoo.
E como interpretar esses dados?
Alcance
O alcance é uma métrica generalista e bem importante para entender como anda o seu canal.Ele indica a quantidade de perfis que foram impactados por determinado post ou pelo seu perfil como um todo.
Interações
Também chamado de engajamento, este é um dado muuito importante e merece ser olhado com atenção. Esta métrica leva em conta o número de comentários, curtidas, salvamentos, compartilhamentos e respostas aos stories. Ou seja, quanto sua audiência se envolveu e se interessou pelo que você postou.
Impressões
As impressões mostram o número de vezes que os seus posts apareceram na tela. Esse número é sempre maior do que o alcance porque a mesma pessoa pode ver o seu conteúdo mais de uma vez (o que é bom!).
Crescimento
Funciona como um balanço geral. O crescimento indica a diferença entre os novos seguidores e os que deixaram de seguir o seu perfil. Dependendo do seu objetivo, talvez seja interessante observar uma troca de seguidores. Isso pode significar que você está “perdendo” seguidores que não se interessam pelo seu negócio (e, por isso, não interagem) e ganhando seguidores mais qualificados.
Dados demográficos
Aqui você entende quem é o seu seguidor.: principais localizações, faixa etária e gênero.
Dias e horários
Confira em que dias da semana e horários o seu público costuma estar mais ativo. Com isso, você pode escolher as melhores momentos para postar.
Tipos de conteúdos
Além de poder visualizar os seus posts mais relevantes, também e possível ver como cada tipo de conteúdo performou (publicações, reels, vídeos e stories).
Visitas ao perfil
Vale sempre dar uma olhada em quantas pessoas têm visitado o seu perfil. Por isso é importante manter a sua bio bem organizada e com link para o seu site.