Planejar o conteúdo é o primeiro e mais importante passo para um trabalho sólido e longevo nas redes sociais. Muitas vezes, até mesmo pelo próprio dinamismo do ambiente digital, as coisas saem meio na correria, aos trancos e barrancos. É claro que o melhor é acontecer! Mas esse processo pode ser menos doloroso, organizado e estratégico.
Por isso, a gente resolveu contar aqui como nós, aqui na Visana, fazemos no nosso dia a dia para planejar e produzir conteúdo para os canais dos nossos clientes nas redes sociais. Seja uma sociedade médica, um congresso ou uma clínica, a lógica e o tráfego são os mesmos. Confira:
1 – Compreensão do negócio
Não dá pra começar por outro ponto. Antes de pesquisar qualquer coisa ou rabiscar qualquer papel, todos que terão contato com o cliente precisam de um briefing para entenderem o negócio, seu público e seus objetivos. Além de as informações básicas serem documentadas em nosso sistema de controle de clientes e tarefas, sempre que iniciamos um trabalho fazemos uma reunião de kick-off. Nessa reunião, basicamente, contamos uma história sobre quem é o cliente, o que ele quer contratando a Visana, seus principais obstáculos, concorrentes e tudo mais que julgamos relevante para formar uma visão bem fiel sobre ele.
2 – Definição das editorias
Toda empresa tem alguns assuntos “que a interessam”. Chamamos de editorias os grupos temáticos que agrupam esses assuntos. Vamos a um exemplo prático: numa clínica de ortopedia podemos ter as seguintes editorias:
- Dicas para o paciente;
- Apresentação da equipe;
- Apresentação dos serviços;
- História da empresa (institucional);
- Datas comemorativas;
- Frases inspiradoras/motivacionais.
Entendeu? É bem simples, mas ter as editorias claramente definidas nos clareia as ideias e norteia a produção de conteúdo.
Editorias são como caixas…
Você pode ter quantas caixas quiser, mas antes de criar uma, deve responder as seguintes perguntas:
- É relevante para a minha imagem?;
- A que público se destina?;
- Vai gerar interesse nas pessoas?;
- Há assunto suficiente para enchê-la?
Então, antes de criar algum conteúdo, pense em que caixa ele será guardado!
3 – Elaboração da pauta temática
Antes de qualquer coisa, a gente define com o cliente quais são os temas mais relevantes para aquele período (geralmente 1 mês). Até aqui, a gente só está falando de planejamento, certo?
A pauta contém o tema (por exemplo, impactos da Covid-19 na pele) e uma breve explicação de como pretendemos abordá-lo, quando cabível.
Por que essa etapa? Um trabalho de sucesso nas redes sociais passa, antes de tudo, por abordar os assuntos corretos, que gerem interesse no seu público. Se você acerta no tema, todo o restante fica mais fácil. Por isso, antes de abrir o Photoshop ou o Word, a gente aprova com o cliente os temas.
Mas, é claro, se surgir um assunto relevante no meio do caminho, ele fura a fila na pauta! 😉
Pauta aprovada? Agora, sim, vamos colocar a mão na massa!
Pesquisar as fontes, redigir os textos, definir os formatos (story, feed, reels…), preparar as artes, selecionar as hashtags… Tudo isso só acontece depois que estas três etapas (entender o negócio, definir as editorias e criar a pauta) estão definidas.