Por que o seu site precisa de um blog?

Ter um blog no seu site pode ser uma estratégia muito poderosa. Quanto melhor é o conteúdo que está no blog, mais as pessoas vão se sentir ajudadas, mais vão valorizar a sua empresa e mais visitas o seu blog vai receber. Quanto mais visitas o seu blog recebe, por consequência, mais visitas o seu site recebe.

Sabe a relação disso com o trabalho que as abelhas prestam ao meio ambiente? Confira! 😉

Que maravilha são as abelhas…

Além de produzirem essa delicinha que é o mel, bom pra quem está de dieta, gosta de doce, mas não pode comer chocolate, elas têm outra função primordial na natureza: a polinização.

Provavelmente você estudou isso na escola, mas pra esse texto seguir com o mínimo de sentido, é importante lembrarmos o que é polinização. Primeiro, o pólen é a estrutura masculina de reprodução das plantas, em outras palavras, um pozinho mágico que faz as plantas se multiplicarem. Polinização, como já dá pra imaginar, é quando esse pólen é levado do órgão masculino da flor para a parte feminina. Em outras palavras, é o ato sexual das plantas.

E o que as abelhas têm a ver com isso? Elas são grandes carregadoras de pólen! Quando estão ali na flor batendo aquele rango, despretensiosamente, o pólen gruda nos seus pelinhos. Sem querer, elas levam esse pozinho do lado masculino pro feminino e, pronto, ajudam na perpetuação da espécie.

E, finalmente, o que isso tem a ver com a estratégia de ter um blog no meu site? Vou chegar lá! Primeiro, você sabe o que é um blog, certo?

O que é um blog?

Um blog é um site, ou uma parte de um site, 100% voltado ao compartilhamento de conteúdo. Sejam novidades de uma determinada área, um diário de suas atividades, compartilhamento de dicas para seus colegas, não importa, um blog é, antes de tudo, útil. Quanto melhor é o conteúdo que está neste blog, mais as pessoas vão se sentir ajudadas, mais vão valorizar a sua empresa e mais visitas o seu blog vai receber. Quanto mais visitas o seu blog recebe, por consequência, mais visitas o seu site recebe. E quanto mais visitas o seu site recebe, aumentam as chances de você ter mais demanda por seus serviços.

Cada texto do seu blog é pólen para uma abelha distraída

O que acontece quando o seu site tem blog é similar ao pólen que gruda na abelha. O texto do seu blog não está ali prioritariamente para convencer um visitante a ser cliente. Ele pode ajudar um paciente que mora em outra cidade, por exemplo, e nunca vai visitar a sua clínica. Mas, de vez em quando, sem querer, ele gruda no pelinho do cliente e, pimba, consulta marcada.

Para isso acontecer, ele precisa grudar na abelha certa. E o ideal, nesse caso, é que ele não pareça ter essa intenção. Sabe aquela máxima que o melhor anúncio é o que não parece ser anúncio? Isso vale para o texto de blog também. Você pode falar do início ao fim sobre laser na ginecologia, comentar sobre a sua experiência e não mencionar, em nenhum momento, que a sua clínica oferece esse tipo de procedimento. Em alguns casos, este pode ser o texto que mais converte visitantes em pacientes.

Em termos práticos, quando o seu blog oferece conteúdo de qualidade, o paciente nem sente que há alguma intenção além de ajudá-lo a saber mais sobre um determinado assunto. Isso o faz respeitá-lo mais, acreditar mais no seu trabalho e, quem sabe, na hora de escolher ou indicar um médico, seu nome vai ser o primeiro a vir na cabeça.

Blog: um investimento para a vida toda

Já pensou num investimento que você faça uma única vez e que, depois, mesmo que você nunca mais faça nada, ele continue gerando resultados? Ter um blog no seu site pode te trazer exatamente esse retorno. Você produz o pólen uma única vez, mas as abelhas vão continuar sendo atraídas, te visitando e, vez ou outra, levando um pouquinho com elas.

Isso acontece porque, ao publicar textos no seu blog, sua clínica tem mais páginas a serem indexadas no Google. Sendo assim, essas páginas aparecem como resultado para mais buscas, com diferentes temáticas e termos de pesquisa. Na nossa analogia, o seu site se torna uma árvore bem florida, com muitas possibilidades de receber aquela abelha distraída.

Por que o Google vai indicar o meu site e não outro?

O Google, para indicar um site como resultado a uma busca, considera diversos fatores. Dentre eles, estão a relevância do conteúdo (texto escrito considerando as técnicas de SEO), o tempo que este conteúdo está no ar, a quantidade de acessos que ele já recebeu e o tempo que as pessoas gastam lendo esse conteúdo. Para grudar em mais pelinhos, é preciso que o pólen, quer dizer, o conteúdo esteja bem estruturado.

 

No final das contas, ter um blog no seu site costuma ser um ótimo investimento a médio e longo prazo. É uma das estratégias mais básicas e eficazes para se construir autoridade e gerar tráfego orgânico para o seu site. Para funcionar, é essencial que o médico participe da escolha dos temas que serão abordados e que também produza conteúdo, como vídeos ou textos.