Definir uma ou mais personas pode te ajudar a se comunicar muito melhor com seu paciente
Criar uma persona é o jeito mais fácil de explicar pra você mesmo quem é o seu paciente. Trata-se de personificar o seu paciente. É um personagem baseado em dados reais e comportamentos que resumem quem é o seu cliente. É mais fácil entendê-lo quando você dá vida a ele, correto? E aí está a diferença principal para o conceito de “público-alvo”. A persona define características mais específicas enquanto o público-alvo é mais genérico.
Como criar uma persona (rápido)?
Dê um nome
Isabela Romeu
Defina os dados demográficos
- Idade: 32
- Sexo: F
- Cidade/UF: Rio de Janeiro (RJ)
- Renda: 10K
- Cargo/profissão: advogada
- Escolaridade: superior
- Filhos: 1
Que marcas costuma usar?
MAC, Maria Filó, Michael Kors e Apple.
O que faz no dia a dia?
Vai para academia, trabalha em home office, cuida do filho e vê séries na Netflix com o marido.
Quais são seus sonhos e metas?
Quer ser sócia no escritório onde trabalha, morar um ano no exterior e comprar um sítio para passar os fins de semana.
Quais suas principais dores?
Falta de tempo para se cuidar, dificuldade para se organizar e pouco contato com amigos.
Agora conte uma história, resumindo tudo em 1 parágrafo
Isabela Romeu, mulher de 32 anos, é advogada e mora no Rio. Trabalha em um escritório de advocacia há 9 anos e busca continuar progredindo na empresa. Tem um filho de 3 anos e, no dia a dia, dedica boa parte do tempo a cuidar dele e da casa. Acaba não tendo muito tempo para si, uma de suas principais queixas. Gosta de sair para restaurantes e viajar, gasta parte de seu dinheiro com itens de beleza e moda, é vaidosa e costuma ter uma rotina de cuidados com a beleza da pele e dos cabelos. Ama sua família e, embora não tenha tido tempo para eles, tem muitos amigos.
Toda vez que for pensar qualquer ação para o seu paciente, lembre-se que ela é a Isabela Romeu! Você terá muito mais chances de acertar. 😉
Você pode criar mais uma persona para sua clínica, ok?